Serviços

Alinhamento de Eixos a Laser

Por que fazer Alinhamento a Laser?

O alinhamento entre eixos acoplados é uma necessidade indiscutível. No entanto, quando se fala da qualidade do alinhamento, observamos pontos de vista divergentes, quanto ao grau de precisão necessário.

O controle preditivo de equipamentos por análise de vibrações tem proporcionado valiosa ajuda neste sentido, quantificando os efeitos que desalinhamentos provocam em equipamentos.

Um bom alinhamento de acoplamentos girantes, evita: Vibração; Desgaste prematuro; Aquecimento e; Perda de potência.

Mesmo os acoplamentos que permitem desalinhamentos devem ser bem alinhados, para garantir bom desempenho, com maior duração da vida útil da transmissão.

Como é o processo de deterioração das máquinas?

O processo de deterioração da máquina se dá na seguinte sequência:

1 – Todo elemento rotativo possui um desbalanceamento residual (eliminá-lo requer um procedimento de alto custo só justificável para equipamentos críticos, tais como equipamentos nucleares);

2 – Este pequeno desbalanceamento é amortecido (absorvido) pelos elementos dos rolamentos, que possuem folgas da ordem de 1,3 µm, o que significa em termos práticos, nenhuma folga;

3 – Quando um equipamento é operado com desalinhamento, os esforços cíclicos causam desgaste excessivo nos mancais. Logo o desgaste transforma-se em folga excessiva entre os elementos dos rolamentos que dessa forma não fornecem mais o amortecimento necessário para restringir dos elementos rotativos;

4 – O passo final ocorre quando profissionais detecta anormalidade na  vibração e solicita o balanceamento ou a substituição da unidade defeituosa. Assim, sem um diagnóstico correto, trabalho extra desnecessário é realizado. A estatística mostra que a percentagem de retrabalho é de 12%, o que gera um aumento exponencial dos custos.

 Quais são os impactos causados pelo mau Alinhamento?

O desalinhamento além de destrutivo para o equipamento, também é dispendioso em termos do consumo de energia elétrica.

Não é incomum encontrar uma diferença de 3 a 4 amperes entre a potência despendida para acionar um equipamento corretamente alinhado e um desalinhado.

Um exemplo de cálculo apresentado abaixo mostra que um motor de 100 H.P. com um consumo extra de 2 amperes consome em um ano R$ 690,00 (seiscentos e noventa reais) a mais de energia elétrica.

Em uma indústria de médio porte com dezenas de motores, o consumo anual extra desnecessário já representa milhares de reais. Imaginemos o que isso representa em uma grande indústria.

Alguns fabricantes de acoplamentos dizem que seus produtos podem absorver os esforços causados pelo desalinhamento. Isto é verdade em parte, porém mancais absorvem tais esforços. A energia gerada pelo desalinhamento poderá destruir os mancais independente do acoplamento utilizado, torno de 50% das paradas de máquinas são causadaspor problemas de alinhamento.

Quais são as vantagens do Alinhamento a Laser?

Com a utilização de técnicas de alinhamento que se baseiam em emissão de laser, é possível se determinar com precisão à condição de alinhamento de um conjunto rotativo, bem como coloca-lo dentro das tolerâncias recomendadas.

Também se consegue detectar condições como pé-manco, retilinidade, planicidade e etc. combinando-se rapidez, praticidade e precisão.

Copyright © 2018 - ENGMAN - Engenharia de Manutenção - Desenvolvido por Construsite Brasil - Criação de SitesAssinatura da Construsite Brasil