Serviços

Análise Ferrográfica

A ferrografia é uma técnica laboratorial de manutenção preditiva para o monitoramento e diagnose de condições de máquinas. A partir da quantificação e análise da morfologia das partículas de desgaste (limalhas), encontradas em amostras de lubrificantes, determinam-se: tipos de desgaste, contaminantes, desempenho do lubrificante, etc. A ferrografia é classificada como uma técnica de manutenção preditiva, embora possua inúmeras outras aplicações, tais como desenvolvimento de materiais e lubrificantes.

Procedimentos, problemas e aplicações

O sufixo ferro no nome ferrografia foi mantido desde a sua criação. Embora sugira que apenas partículas ferromagnéticas possam ser detectadas, inúmeros outros tipos de materiais são analisados por esta técnica como ligas de metais não ferrosos e materiais não metálicos (areia, fibras orgânicas e fibra inorgânicas, borra, fuligem, etc).Quando executada com todos os rigores técnicos, permite um diagnóstico preciso do modo de desgaste da máquina monitorada.

Há dois tipos de procedimentos:

A Ferrografia Quantitativa – DR – (Direct Reading Ferrography)
A Ferrografia Analítica – AN – (Analytical Ferrography). É chamada de forma incorreta de ferrografia qualitativa.
O procedimento mais detalhado é o da Ferrografia Analítica. Neste procedimento uma amostra de óleo é colocada numa placa de vidro montada num plano inclinado e submetida a um campo magnético intenso. Através deste método é possível identificar diferentes grupos com diferentes dimensões e concentrações.

Ao final da inspeção por microscopia óptica (ferroscópio), o analista deve interpretar os resultados e correlacioná-los com os vários tipos de desgaste. Assim são determinados os tipos de problemas existentes e quais providências a equipe de manutenção deve tomar.

Ferrografia Analítica

Problemas típicos

Sobrecargas
Lubrificação incorreta ou contaminada
Pitting em engrenagens ou rolamentos
Desalinhamentos
Corrosão por ataque químico
Oxidação (ferrugem)
Arrastamento de material
Erros de projeto, montagem ou operação

Aplicações

Redutores
Turbo-geradores
Sistemas hidráulicos
Mancais em geral
Motores dieseis
Compressores de parafuso, centrífugos ou alternativos.

Copyright © 2018 - ENGMAN - Engenharia de Manutenção - Desenvolvido por Construsite Brasil - Criação de SitesAssinatura da Construsite Brasil