Informativos Técnicos

Sistema de Injeção Ciclo Diesel

Princípio de funcionamento do sistema diesel

Sistema de injeção de combustível num motor diesel

O sistema de injeção de combustível é o coração do motor diesel. Por meio da pressurização e da injeção de combustível, o sistema força-o no ar que foi comprimido à alta pressão na câmara de combustão.
O sistema de injeção diesel consiste em:

  • bomba de injeção de combustível - pressuriza o combustível à alta pressão
  • tubo de alta pressão - envia o combustível ao bico de injeção
  • bico de injeção - injeta o combustível no cilindro
  • bomba de alimentação – aspira o combustível do tanque
  • filtro de combustível - filtra o combustível

Alguns tipos de tanques de combustível dispõem de um sedimentador de combustível no fundo do filtro, que separa a água contida no combustível do próprio combustível.

Funções do sistema

O sistema de injeção de combustível para motores diesel tem quatro funções principais:

Alimentação de combustível

Os elementos da bomba como o cilindro e o êmbolo estão incorporados no corpo da bomba de injeção. O combustível é antes comprimido à alta pressão quando o came ergue o êmbolo, e depois é enviado ao injetor.

Regulação da quantidade de combustível

Nos motores diesel, a aspiração do ar é quase constante, independentemente da velocidade de rotação e da carga. Se a quantidade de injeção for modificada com a velocidade do motor e o tempo de injeção for constante, a potência fornecida e o consumo de combustível mudam. Uma vez que potência do motor é quase proporcional à quantidade de injeção, é regulada com o pedal do acelerador.

Regulação do tempo de injeção

O atraso de arranque é o tempo que passa do momento em que o combustível é injetado, aceso e queimado até ao momento em que é obtida a pressão máxima de combustão. Uma vez que esse tempo é quase constante, independentemente da velocidade do motor, o tempo de injeção é regulado e modificado por um temporizador (timer), de modo a obter uma combustão ótima.

Nebulização do combustível

Quando o combustível é pressurizado pela bomba de injeção e, logo, atomizado pelo bico de injeção, ele se mistura estreitamente com o ar, melhorando o acendimento. O resultado é uma combustão completa.

22 / Abr / 2021
ENGMAN

Comente esta publicação

Copyright © 2021 - ENGMAN - Engenharia de Manutenção -
Fale Conosco